A Escola de Música

 

A Escola de Música “Cravos e Rosas” de UL (E.M.C.R.UL) é um projeto do Rancho Folclórico "Cravos e Rosas", aprovado pela Junta de Freguesia de UL e pela ADRITEM, no âmbito do processo de classificação de UL como "Aldeia de Portugal". Centrado na dinamização e desenvolvimento social e cultural, está vocacionado para o ensino da música popular e tradicional portuguesa a crianças e jovens. Para além das entidades referidas anteriormente, este projeto também conta com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, no âmbito do protocolo de cooperação relativo à cedência das instalações nas quais a Escola de Música está integrada, e pela Fundação Inatel, no que concerne à cedência/ atribuição de instrumentos musicais.

Tendo como principal público-alvo as crianças do 1º Ciclo e também os jovens do 2º e 3º Ciclos de escolaridade (sendo no entanto alargado a todas as outras classes etárias), a Escola pretende, com o ensino da música, manter vivas as raízes e tradições da freguesia a que pertencemos, bem como dar a conhecer as práticas do folclore e proporcionar a posterior interação e integração dos alunos no grupo.

Encontra-se em funcionamento desde Janeiro de 2013, nas instalações da (Ex) E. B. 1 de Adães, atual Sede do Rancho Folclórico "Cravos e Rosas". A Escola de Música dispõe de autonomia pedagógica e de um Corpo Docente com monitores qualificados.